segunda-feira, 27 de abril de 2009

A EUROPA E O DOMÍNIO AMERICANO




É engraçado como as pessoas tem uma visão completamente distorcida em relação a história, quando se leva em conta o papel dos EUA e da Europa no mundo.

É como se EUA fossem o lado negro da força e o velho continente os nobres, caridosos e generosos.

Quero dizer pra vocês meus amigos leitores que a culpa de vivermos em meio a desorganização, a miséria e a pobreza - além da nossa mesmo - , é da Europa, visto que quando fomos descobertos e depois colonizados por Portugal, os EUA eram apenas um futuro muito distante.

Diferentemente dos americanos que ampliaram seus domínios pelo mundo através de suas corporações, levando emprego e renda a lugares que, por eles mesmos, seriam nada além de um pedaço de terra no mapa, a Europa optou por colonizar os países, principalmente da América Latina e da Africa, explorou e sugou tudo oque podia deles e, quando não restava mais nada nessas localidades, viraram as costas deixando a bomba para os EUA.

Semana passada, no encontro da Unasul, Hugo Chávez presenteou Obama com o livro intitulado “Veias abertas da América Latina”, onde trata exatamente disso: como a Europa destruiu a America Latina.

Houveram erros históricos dos EUA em sua política internacional, tanto é que Obama assumiu e, rapidamente, está mudando o rumo de tudo, mas a Europa não fica atrás. Ao invés de produzir para manter o padrão de vida de seus cidadãos, alguns países europeus preferiram, cá entre nós, o aviltamento.

Sem ilusões e romantismos: se para alguns é ruim com EUA, pior seria com a Europa.

Na balança, fico com o país americano.

2 comentários:

Anônimo disse...

aiaiai.....é bem aquela frase: se ficar o bicho pega e se correr o bicho come! Ambos, Europa e USA não são flores e cuidam sobretudo de seus próprios interesses.
E cá entre nós, nós os latino americanos fazemos o que com nossos vizinhos menos favorecidos?
abraço
Anita

Anônimo disse...

olha jeff , eu nao intendi direito o seu 'post' nao pois esse texto é muito confuso e eu dou aula para meninos de segunda serie , eu sei q essa materia nao é deles ainda pois eles so tem seus 6 , 7 anos , mas queria ensinar eles a gostar de historia desde pequeninos intao esta um pouco confusa mas nem eu entendi nao e nem a minha filha nem os meus netos e nem meus bisnetos q hje estao cursando - 2 no 9º ano ,1 no 1º ano ,3 no 8º ano, 4 no 3º ano , 3 no 2º e mais 5 bisnetos pequenininhos que tambem nao intenderam esse seu post
mas mesmo assim parabens voce pode ter uma carreira brilhante como escritor pode acreditar e olha q eu ja vivi muito e sei das coisas um beijo
Vó luana