quarta-feira, 18 de março de 2009

O QUINTO MUNDO É AQUI

Não é de hoje que São Paulo tem perdido espaço e riqueza para o resto do Brasil.

É um vexame horrível oque tem acontecido com essa cidade. Todos os dias inundações, recordes de congestionamentos, acidentes. O caos parece que não tem fim.

Tudo de pior acontece e os governantes dão declarações com um ar de que é tudo normal. Agora tem o índice de alagamentos. É muito terceiro mundo.

Todas as grandes metrópoles tem problemas, mas com ações dos governos tenta-se um abrandamento daquele fator. Aqui não se faz nada. O prefeito que aparecia todos os dias na época das eleições, sumiu.

O governo do Estado também contribui. Demorou na construção do rodoanel, a expansão do metrô que nunca vem e quando ocorre é mal feita e rui. Ainda não existe meio de transporte ligando o centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos. Recentemente uma amiga perdeu um vôo para a Austrália porque choveu e ela ficou parada no congestionamento na marginal do Tietê. Um atraso, literalmente.

Nem se o diga dos rios. Um absurdo. Todos que cortam a cidade e praticamente todos do Estado inteiro estão poluídos. Não me esqueço que vindo com um shuttle do aeroporto de Cumbica para São Paulo, ouvi alguém que falava espanhol comentar com um amigo - diante da paisagem “belíssima” do Tietê - se aquilo era um rio ou uma água suja. Que constrangimento.

Agora, pra completar, até os livros didáticos que o Estado compra para os seus alunos estão com erros grosseiros. É de uma incompetência total.

E ainda tem todo o resto que o paulistano faz e que ajuda a detonar, ainda mais, a imagem da cidade. É pavorosa a quantidade de lixo nas ruas e calçadas, além da má atitude dos motoristas ao volante. Pior de tudo é que nos achamos superiores ao resto do país. Não sei onde.

Certa vez, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar veio a São Paulo para o lançamento do um filme e, alguém, teve a infeliz idéia de dizer pra ele que iria adorar a cidade porque era “limpa e idílica” (abaixo você fica sabendo o que isso significa). Não preciso nem falar da impressão que ele teve, deixando isso bem claro numa entrevista que concedeu na época. Parece que nunca mais voltou.

Se continuar assim São Paulo já era. As empresas não vão mais investir aqui e as pessoas conscientes jamais vão querer morar num lugar desses.

Vamos descer do pedestal e encarar a realidade: somos pouco menos pobres mas tão desorganizados e subdesenvolvidos quanto o resto. Quem sabe com essa consciência realista melhoramos nossas atitudes e, um dia, saímos da lama.

PS:. Idílica: lugar de sonho e fantasia. (Dicionário Michaelis)

Não mereço...to com dor de ouvido!!!!

Fui!!!

Nenhum comentário: