segunda-feira, 9 de março de 2009

EUA "VERMELHOU" E MUDAM TUDO


Com a apresentação do orçamento para o ano fiscal de 2010 que começa em outubro deste ano, Obama mudou completamente o rumo, a visão e a política dos EUA em relação ao resto do mundo e a si próprios.

“Socializado”, Obama taxou as empresas para cuidar do aquecimento global, criou um fundo para tratar da saúde dos americanos pobres - com dinheiro vindo dos ricos – e ainda, investimentos maciços em educação.

Isso não é tudo. Determinou a retirada das tropas do Iraque e diminuiu despesas militares e com subsídios agrícolas, além de investimentos recordes em pesquisas em combustíveis alternativos – essas duas ultimas importantíssimas para o Brasil.

Ufa. Mudança de 180 graus em relação ao seu antecessor. Numa economia capitalista, onde não há praticamente nenhuma interferência do governo, já há quem qualifique o presidente de socialista.

Obama percebeu que o isolamento, a arrogância e o unilateralismo só trouxeram coisas ruins aos EUA, principalmente no governo Bush, que esqueceu-se do povo e governou apenas para as dinastias.

Humanizar a Casa Branca significa resgatar os valores que se perderam nestes anos, e, assim, trazer de volta os países e pessoas que sempre tiveram admiração pelos EUA.

Rapidamente, o novo presidente já mostrou a que veio. Só resta saber no que vai dar tudo isso, porque, cá entre nós, tirando o lado romântico da coisa, fica parecendo, com algumas dessas medidas, que ele coloca o setor empresarial como inimigo, oque seria péssimo.

Em tempo: Obama acaba de acenar um diálogo com o Irã e arma um plano pra se aproximar de Cuba.

Até poucos meses atrás, quem imaginaria...

Um comentário:

Anônimo disse...

vermelhou!! no curral!!
pelo menos uma vermelhidão racional e sem utopias...