quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A ILUSÃO ESPANHOLA


De novo a crise. Pra variar...

Com as notícias, fica parecendo que a década de fortalecimento econômico vivida por praticamente todos os países decentes, era, simplesmente, ilusão.

Tudo está voltando a números de 10 ou 15 anos atrás. Agora o foco é a Espanha. Também teve a economia alavancada por conta de crédito fácil, e agora, pena com a piora da crise.

A situação é grave. Acreditam os economistas que os espanhóis perderão metade da sua riqueza nesse período de turbulência. Boa parte do que conseguiram nesses 20 anos pós ditadura e pró economia de mercado está indo pelos ares.

Com a economia dependente do setor de construção civil, e ninguém comprando mais absolutamente nada, por razões óbvias, tudo está parado. Como não é um país altamente industrializado, vai demorar mais pra se recuperar. Depende que isso aconteça primeiro com os outros países - principalmente aqueles que diretamente investem por lá - para depois ver os resultados positivos na sua economia.

Estranho que mesmo com tudo isso, a Espanha ainda continua enxotando estudantes, trabalhadores e seminaristas brasileiros quando chegam ao seu aeroporto, mesmo com reservas em hotéis, dinheiro e cartões de crédito. Vai entender.

A latinidade mostrando toda sua “falta de preparo”.

Que ninguém me ouça, mas uma notícia dessas, as vezes, tem um gostinho de vingança, né não??

Um comentário:

Anônimo disse...

queria te perguntar uma coisa...as Lojas Americanas estão fechando por causa da crise também?? rsrsrsrs....aonde eu passo tá lá..."aluga-se" ou "interditado"!!!!