quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O ELDORADO PERDIDO



Tudo é superlativo quando se escuta algo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Hotel mais luxuoso do mundo, local com maior número de construções do planeta, aeroporto gigantesco, ilhas artificiais...

A coisa ia muito bem até a crise internacional bater por lá. Em questão de semanas, tudo mudou.

Relatos dão conta que Dubai está virando, literalmente, uma cidade fantasma. Os estrangeiros que perderam o emprego, fugindo das dívidas, abandonam seus carrões no aeroporto - com direito a bilhete de desculpas nos parabrisas - e voltam para os seus países para não serem presos. Lá, quem não paga suas contas em dia vai pra cadeia. Já são 3 mil automóveis empoeirando nos estacionamentos.

Os imóveis, valorizadíssimos, perderam mais de 40% do valor em dias. Uma estrangeira não sabe oque fazer com um que acabou de comprar por US$ 300 mil. Financiado, ela não tem mais como pagar as prestações, já que perdeu o emprego e teme ser presa, e claro, ninguém apareceu pra comprá-lo.

Pior de tudo é que esses “forasteiros” que se vão – são 90% da população de Dubai -, provavelmente jamais voltarão a por os pés por lá. São milhares e milhares de consumidores a menos na economia já deteriorada.

Sinal (ou final) dos tempos no eldorado do oriente...

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário: