segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

GUARUJÁ: FAMA E REALIDADE


Estranho como a fama sobre alguém ou alguma coisa, uma vez que instalada na cabeça das pessoas ou da opinião pública, é difícil fazer mudar.

O Guarujá é um lugar que eu adoro, mas com todos os problemas de uma cidade de porte médio do Brasil. Repleta de favelas, pobreza e miséria. Os ricos, quando fundaram a cidade, esqueceram que os “escravos” que trouxeram de outras partes do Brasil pra servi-los (não vou ser indelicado aqui de dizer quais), se multiplicariam, daí o grave problema da cidade. Cresceu desenfreadamente.

Mas todo mundo fala a mesma coisa de lá. Esquecem das praias que são lindas, do mar cristalino e das areias brancas, pra só lembrarem de um fato: violência!!

Quero dizer que as coisas mudaram, e muito, de anos pra cá. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo semana passada, mostram que você, meu caro leitor, corre muito mais risco de ser assassinado nas badaladas Juquey, Maresias ou Camburi em São Sebastião do que no Guarujá. Acredite se quiser. Pra aquelas bandas, o índice de homicídios é de 11,84 ocorrências para cada cem mil habitantes, no Guarujá 7,89.

Caraguatatuba, a cidade mais violenta do Estado, o mesmo índice é de 15,10 ou o dobro da do Guarujá.

Até Bauru, minha cidade natal, tem mais homicídios (9,52 por cem mil). Assim como também Atibaia, uma cidadezinha sem graça a 60 quilômetros de São Paulo, que tem escandalosos 13,67 assassinatos para cada centena de milhar de habitantes. Preciso avisar uns amigos que moram lá pra ficarem alerta!!

A “pacata” Campos do Jordão tem a taxa de 10,04. Quem imaginaria...

Cuidado com seu carro quando você for a Jundiaí, Campinas ou São José dos Campos - onde mora meu irmão e sua família. Nessas localidades se roubam ou furtam 685,39, 709,33 e 444,77 respectivamente, carros por cem mil habitantes, enquanto que na Pérola do Atlântico “apenas” 76,49. Cuidado Alexandre!!!

E ainda por esses dias uma conhecida discutia comigo que agora, morando em Jundiaí, estava a salvo da violência. Que ingênua.

Ta vendo?

Nesse caso, quem leva a fama não deita na cama.

Vamos fazer as malas e aproveitar...as belezas e os prazeres do Guarujá!!!

Fonte: http://www.ssp.sp.gov.br/estatisticas/porlocal.aspx

2 comentários:

Anônimo disse...

O problema do Guarujá é que a violência esta muuuito mais na cara.Os moleques não tem dó descem em bando a favela e te roubam até o esqueiro sem vergonha.Acho bonita a praia mas o povo pra variar estraga.Alias o Brasil é lindo a merda mesmo são os brasileiros....

Jeff disse...

Concordo Anônimo....o brasileiro não tem educação mesmo....fora isso que vc falou, tem o lixo que jogam nas ruas...o desrespeito ao trânsito...e etc.....