terça-feira, 27 de janeiro de 2009

NA CRISE, EUA LEVAM VANTAGEM



São assustadoras as notícias diárias sobre as demissões que ocorrem nas grandes empresas ao redor do mundo.


Vinte mil trabalhadores em uma, dez mil em outra e, assim, a crise vai mostrando sua face mais grave.


Afora o fato de possuírem a economia mais dinâmica do mundo e serem a única grande potência na atualidade, existe um aspecto, relevante, no qual os americanos levam vantagem em relação a outros países, principalmente na recuperação da crise.


O custo da demissão naquele país é zero, ou seja, as empresas que demitem em seu território não pagam nada por isso. Com mais dinheiro em caixa ou não se endividando ainda mais - porque não precisam pagar indenizações trabalhistas -, se recuperam e se reestruturam com maior rapidez e, posteriormente, as contratações vem de forma mais veloz.


No Brasil, como não poderia deixar de ser, ocorre exatamente o contrário. Esse custo pode chegar a oito vezes o último salário do trabalhador, dependendo de quanto tempo ficou na empresa. Assim, as companhias podem retardar um pouco as demissões por aqui, mas uma vez feito, demoram a contratar de novo.


Vai vendo!!


Pra piorar ainda mais a situação econômica de empresários e trabalhadores, o governo voltou a cobrar, bem na fase aguda da crise, a contribuição sobre o aviso prévio, aquele pago quando da demissão do empregado.


Incrível. Enquanto todos os países estão desonerando o setor produtivo para reativar as suas economias, aqui, como sempre, seguimos na contramão.


Mais uma pra gente engolir.


Capiche??

Nenhum comentário: